Sou do Esporte

Instituto Sou do esporte

A essência do Instituto Sou do Esporte é maximizar o acesso ao esporte em todos os locais do Brasil, fortalecer a base do esporte no nosso país e fortalecer todos os canais estruturais do esporte nacional por meio da governança, da informação qualificada e da valorização dos atletas, dos agentes do setor público, do terceiro setor e do setor privado que fazem bem para o esporte no Brasil. 

Nossa plataforma, em 2022, consolidou as ações ESG, sendo a Sou do Esporte a única instituição do esporte no Brasil que atua nesses três pilares. Atuamos na governança esportiva, na inclusão social e na pauta do meio ambiente associado ao esporte, seja na compensação de carbono para eventos esportivos, seja na valorização de ações relacionadas ao meio ambiente a partir do esporte. 

Além disso, a partir de 2022, iniciamos nossas ações por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com foco nos seguintes projetos:

  1. Prêmio Sou do Esporte
  2. Ecossistema do Esporte – PIB do Esporte Nacional / ESG – Congresso
  3. Formação de Atletas
  4. Projetos Sociais – Execução de projetos próprios, de terceiros, bem como monitoramento e avaliação

Para informações sobre os nossos projetos e sobre execução de projetos de terceiros, seja por meio da Lei de Incentivo ao Esporte ou por verba direta, entre em contato conosco:

Conselho SOu do Esporte

Fabiana Bentes é jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais pela PUC/RJ e possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral. Fundadora e presidente do Instituto Sou do Esporte, que atua com os pilares ESG no esporte, sobretudo em relação à governança e à transparência na gestão desportiva, como também para a massificação do esporte em áreas vulneráveis. Fabiana também é CEO das empresas Sou do Esporte Nutrition e Sou do Esporte Store. 

Paulo Ganime, formado pelo IBGC como Conselheiro de Administração, foi deputado federal pelo RJ e candidato ao Governo do Estado do RJ em 2022. Também é fundador e presidente da primeira Frente Parlamentar para tratar o tema da Bioeconomia no Congresso Nacional, co-autor do Marco Legal das Startups e um dos principais articuladores da Lei do Gás. Possui 15 anos de experiência profissional em empresas multinacionais, incluindo passagens fora do Brasil. Foi o Responsável Financeiro e PMO do projeto da nova Fábrica da Michelin no México e Responsável Global do PMO para projetos industriais da Michelin.

Velejador, consultor na área de esportes e Palestrante Profissional, Lars Grael é Presidente do LIDE Esporte (Grupo de Líderes Empresariais) e Presidente do Conselho Empresarial do Esporte da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ.

Sócio das áreas de Fusões e Aquisições, Seguros e Resseguros de Demarest, André Alarcon é bacharel em Direito pela PUC-SP e mestre em Direito Empresarial e de Seguros pela Queen Mary University of London. Possui mais de 15 anos de experiência em seguros e resseguros e é especialista em operações de Corporate/M&A. Atua nos setores de seguros/resseguros, automotivo, químico e de internet e integra o German Desk do escritório.

Sócio da área de Contratos Comerciais e Negociações, Esportes e Entretenimento e Life Sciences, do Demarest, Claudio Oliveira Mattos é mestre em Direito de Propriedade Intelectual pelo Franklin Pierce Law Center (EUA) e especialista em Corporate Finance pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizou um estágio nos Estados Unidos, onde adquiriu vasta experiência internacional. Possui forte atuação em consultoria, elaboração e negociação de contratos e pareceres relativos à área cível comercial.

Estatuto SDE

RIO - CIDADE DO ESPORTE

AGOSTO DE 2023 – evento realizado em 04/08/2023

A 1º edição do Rio – Cidade do Esporte  promoveu debates sobre políticas públicas e eventos esportivos no cidade. Em parceria com o Campo Olímpico de Golfe e o Instituto Coalizão Rio, a Sou do Esporte iniciou as discussões sobre como tornar o Rio a capital brasileira do esporte, como fortalecer o calendário de eventos esportivos e sobre como tratar o legado olímpico, social e estrutural após os Jogos RIO2016.

Prêmio Sou do Esporte

A Sou do Esporte realiza, desde 2015, o Prêmio Sou do Esporte, que reconhece, incentiva e celebra os grandes atores do esporte brasileiroNosso objetivo é promover a cultura do esporte na sociedade, valorizar ídolos do esporte nacional, inspirar gerações de atletas, promover a inclusão social e fortalecer a indústria do esporte por meio da governança das entidades esportivas do país.

O Prêmio Sou do Esporte é o único no país que envolve atletas, dirigentes, profissionais do esporte, poder público, imprensa e agentes da indústria do esporte, representando modalidades olímpicas, paralímpicas e não-olímpicas.

Agradecemos à BANDSPORTS, DEMAREST, ESTÁCIO, IMM, PLAY THE GAME demais apoiadores por todo o suporte ao prêmio esportivo mais importante do Brasil.

Todos nossos parceiros são parte desta grande diferença que fazemos para a melhoria do esporte no Brasil

8º Prêmio sou do esporte - 2023 (DEZ.)

Três categorias debutaram na 8ª edição do Prêmio:

1. Publicidade no Esporte, vencido pela Orange;
2. Sustentabilidade, vencido pelo Campo Olímpico de Golf;
3. Atleta de Valor | e-Sports, vencido pela Monik Bisoni.

Agradecemos ao BANDSPORTS, DEMAREST, ESTÁCIO, IMM, RIO OPEN, SALTON, GOL, PLAY THE GAME e demais apoiadores por todo o suporte ao prêmio do esporte mais importante do Brasil.

Conheça todos os premiados no release abaixo:

7º Prêmio sde - 2022 (jan. 2023)

Diferentemente das últimas edições em que atletas, gestores e organizações do terceiro setor também foram premiados, a sétima edição do prêmio Sou do Esporte foi dedicada especialmente à governança, e com três novidades dessa vez

1. Inclusão da análise de melhores práticas para além da análise convencional dos estatutos;
2. Primeira edição com o futebol na categoria ‘Federações’ (prêmio Estatuto);
3. Debates com os presidentes/representantes das entidades durante a programação.

6º Prêmio sde - 2021

Após um ano suspenso em razão da pandemia, o Prêmio Sou do Esporte retornou com força total e com transmissão ao vivo pela BandSports

O único prêmio do esporte brasileiro que envolve modalidades olímpicas, paralímpicas e não-olímpicas, encerrou o ano do esporte nacional com homenagem especial ao nadador paralímpico Daniel Dias e arrancou lágrimas dentro e fora do estúdio e fez valer a máxima que o esporte é, acima de tudo, um bem para a sociedade.

5º Prêmio sde - 2019

Em comemoração aos cinco anos da Sou do Esporte, celebramos um dos maiores atletas que o Brasil já teve: Ayrton Senna

Com 25 anos de sua passagem, o prêmio contou com a exposição do capacete de Senna durante a cerimônia e com a grata presença de Bianca Senna, sobrinha do piloto, para receber o prêmio ‘In memoriam’ das mãos de Lars Grael.

Ayrton Senna foi homenageado por todos os seus feitos no esporte e na inclusão social de milhares de crianças e jovens por meio da educação.

4º Prêmio sde - 2018

O 4º Prêmio Sou do Esporte foi em homenagem à principal atleta brasileira de todos os tempos, Maria Esther Bueno, falecida em 8 de junho de 2018. 

Pedro Bueno, sobrinho da tenista, recebeu do ex-tenista Thomas Koch, amigo de Maria Esther, a homenagem que emocionou o público presente no final da premiação. 

Uma quadra de tênis com estações contando a carreira da atleta, produzida com o patrocínio da IMM/Rio Open, foi montada dentro do salão. O evento também contou com a exposição dos troféus e das vestimentas de jogo de Maria Esther.  

3º Prêmio sde - 2017

Com homenagem especial ao maior boxeador brasileiro de todos os tempos, Eder Jofre, o 3º Prêmio Sou do Esporte consolidou-se como o prêmio de reconhecimento das confederações olímpicas e de atores que fizeram e seguem fazendo a diferença no esporte brasileiro.

2º Prêmio sde - 2016

Com a ilustre presença e homenagem especial ao Mestre do Judô Geraldo Bernardes, que descobriu a campeã olímpica Rafaela Silva, o 2º Prêmio Sou do Esporte aconteceu em SP, com uma prévia de debates sobre a gestão no esporte e o lançamento do primeiro livro da Sou do Esporte com a colaboração de mais de 50 nomes do esporte nacional.

1º Prêmio sde - 2015

O começo de tudo. E começamos com medalha de ouro olímpica no palco! Nalbert Bittencourt foi o Mestre de Cerimônia de forma voluntária! Contamos também com a presença do então Ministro do Esporte George Hilton, que agraciou com o prêmio ‘Gestor do Ano’ o atual presidente do Comitê Paralímpico Internacional Andrew Parsons, então presidente do CPB, e de diversas personalidades do esporte. 

O 1º Prêmio Sou do Esporte foi o pontapé inicial da valorização do esporte nacional em todas as suas vertentes: olímpica, paralímpica, não-olímpica, social, gestão, governança e de grandes homenagens aos grandes nomes do esporte.

PIB DO ESPORTE

OBJETIVO DO PROJETO

Esse projeto foi idealizado pela presidente da Sou do Esporte Fabiana Bentes, durante a pandemia. O argumento chave foi que o segmento esportivo não conseguiu ajuda relevante do governo porque não se justificava economicamente para o suporte do poder publico, como ocorreu com a cultura, por exemplo. Ao buscar dados sobre o protagonismo na economia brasileira e na geração de empregos, bem como todo o impacto social e na saúde,  percebeu-se que o esporte tem dados desatualizados ou segmentado, sem uma amostragem do PIB do esporte no Brasil.

Reuniu-se então as maiores lideranças do esporte nacional, montando um board que acompanhou todas as fases do projeto, desde orçamento, processo de emenda parlamentar e escopo.

Assim, nasceu o projeto PIB do esporte brasileiro, com o o objetivo de analisar, pela primeira vez no Brasil, o impacto econômico do ecossistema do esporte no país, a fim de servir como base para o desenvolvimento de estratégias de políticas públicas com foco no Plano Nacional do Desporto, bem como estratégias de investimento da iniciativa privada, com foco nos pilares ESG aplicados ao esporte.    , ,

O projeto foi viabilizado por emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Ganime – Partido Novo – e será executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Termo de fomento: 945667/2023

Board do projeto:
SDE – COB – CPB – LNB – CBC – CBCP  – Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB)

Embaixador do projeto:
Lars Grael

Congresso de Economia no Esporte –
Previsto para 2025 – a viabilizar

COTAÇÃO PRÉVIA PÚBLICA 

DATA DE PUBLICAÇÃO –
26 DE FEVEREIRO DE 2024 

Serviços:

1) Assessoria de Comunicação

2) Apoio Administrativo

3) Gerente geral

4) Assessoria Contábil

5) Assessoria Jurídica

6) Gestor de projeto – PMO

7) Assessoria de esporte

8) Assistente geral

Você pode fazer o download dos documentos no ícone (pasta e seta pra baixo) disponível no menu de cada documento.

JULGAMENTO PUBLICADO EM 6 DE MARÇO DE 2024.

FORMAÇÃO DE ATLETAS

OBJETIVO DO PROJETO

Nosso compromisso é fortalecer a base do esporte no nosso país. Assim, nosso instituto está focado em capacitar melhor os atletas na faixa etária entre 14 e 17 anos, de diversas modalidades esportivas, para uma vida mais plena no esporte.

Para conhecer mais sobre o projeto e sobre cotas de patrocínio, entre em contato clicando no botão:

PROJETOS SOCIAIS:
MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO & EXECUÇÃO

OBJETIVO DO PROJETO

A alma da Sou do Esporte está na inclusão, na cidadania plena por meio do esporteNosso compromisso social é desenvolver projetos esportivos de impacto em qualquer região do país, que sejam próprios ou de terceiros, bem como monitorar, avaliar e viabilizar por meio da Lei de Incentivo ao esporte ou por verba direta. 

Em 2024, estamos comprometidos com projetos na Vila Olímpica Seu Amaro, no Complexo da Maré/RJ.  No vídeo abaixo, você poderá conhecer um pouco sobre a Vila Olímpica da Maré.

Se você tem interesse em desenvolver ou patrocinar nossos projetos, seja na Maré ou em outro lugar do Brasil, entre em contato clicando no botão: